Em fevereiro deste ano, o governo do estado e a prefeitura anunciaram a proibição da permanência de vendedores ambulantes na Uruguaiana, nos arredores do tradicional camelódromo. Na época, o prefeito Eduardo Paes afirmou que o Executivo tinha provas de que grande parte dos celulares roubados nos municípios seriam comercializados no local.
A Coordenadoria de Controle Urbano realizou um mapeamento na região do centro em que foram identificados 120 ambulantes em condições de serem regularizados.
A regulamentação dos ambulantes vai permitir que as pessoas que trabalham no local de forma honesta tenham condições de se manter ali, recolhendo imposto e de forma muito mais organizada. O que a gente vai ter na região é o Ambulante Harmonia, um programa muito bem-sucedido da Seop, que já funciona muito bem em outras áreas do Rio. Com esse trabalho integrado, nós estamos explorando ao máximo o potencial comercial do espaço, entendendo também que é preciso haver ordem”, explicou o subprefeito do centro, Alberto Szafran.
Por meio de um sorteio feito nesta terça-feira (26), 75 ambulantes foram selecionados para serem regularizados.
Os 45 ambulantes que não foram contemplados no sorteio poderão se regularizar em outros pontos da cidade e serão encaminhados para Secretaria de Trabalho e Renda.
A partir do dia 8 de abril, 75 ambulantes serão legalizados e autorizados pela Seop (Secretaria de Ordem Pública) a atuar de forma regular na região da Uruguaiana, no centro do Rio de Janeiro.
Fotos: Hudson silva