A seleção do Canadá masculina de handebol de praia finalizou nesta segunda-feira a passagem por Maricá, na Região Metropolitana do Rio. Após uma semana de treinamento, os estrangeiros deixam o país com mais conhecimento, depois de atividades com os atletas e técnicos do Brasil e também passeio pelos cartões postais do Estado nas horas vagas.
Outro local que os canadenses estiveram foi na montagem da arena para o Global Tour, entre 8 e 12 de maio, em Maricá. O grupo conheceu a estrutura para a competição, que será a primeira etapa do Circuito Mundial da modalidade em 2024, e deve ter seleções como Argentina, Estados Unidos e Uruguai.
“Maricá foi bem receptiva. Nós nos sentimos em casa desde quando chegamos. Nós estamos muito gratos de estar aqui e termos essa oportunidade de jogar handebol de praia em uma comunidade tão unida. Assim como ter os atletas e jogadores brasileiros abrindo suas portas para nos ensinar de forma mais técnica os princípios da modalidade. Foi tudo muito útil e recompensador”, comentou o atleta Jason Miller.
Neste domingo, penúltimo dia dos canadenses em solo brasileiro, eles aproveitaram para fazer uma manhã de amistosos contra o Rio Hand Beach. Em seguida, conheceram a Praia de Camboinhas, em Niterói, e ainda o evento ‘Pedacinho do Céu’, que homenageia artistas e canções dos anos 80 e 90, com tributos a grandes nomes da música popular brasileira, promovido pela Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar).
“É uma cultura e uma dinâmica totalmente diferente do que estamos acostumados no Canadá. É interessante ter a chance de viver essa mudança de ritmo e ver como outras pessoas vivem. É óbvio que o clima e o cenário são ótimos. A comida que experimentamos é muito boa e as pessoas ao nosso redor são muito respeitosas e felizes por compartilhar sua cultura conosco. A comunidade do handebol de praia aqui é muito forte e nós lutamos para que o esporte no Canadá seja tão popular e inclusivo quanto é no Brasil”, afirmou Blaise Holloway.
O Canadá esteve em Maricá com um grupo composto por oito atletas, um técnico e um fisioterapeuta. Durante o período no município, eles participaram do ‘Desafio Internacional‘ e fizeram dois jogos contra o Brasil. O torneio foi promovido pela Confederação Brasileira de Handebol (CBHb), em parceria com a Codemar e Secretaria de Esporte e Lazer da cidade.