Saquarema realizou uma preparação especial para os cerca de 50 alunos da sua rede de ensino que irão disputar, no dia 13 de abril, o Circuito Regional Escolar de Xadrez. Os atletas do tabuleiro fazem parte do Programa Conexão do Futuro, que em Saquarema realiza atividades no contraturno, como curso de robótica, línguas, dança, xadrez e outros.
Os alunos do Conexão do Futuro pré-inscritos no torneio de xadrez recebem aulas especiais, como regras de competição e fatores psicológicos. É o que explica Eduardo Teixeira, coordenador de xadrez do projeto desenvolvido pela Prefeitura de Saquarema e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Inovação (IDPI).
“Estamos dedicados a preparar nossos estudantes não apenas como jogadores de xadrez, mas como atletas esportivos. Com seis turmas preparatórias, garantimos que cada aluno tenha a atenção e o treinamento necessários. Estamos confiantes no desempenho dos nossos estudantes”, resume Teixeira.
Além da preparação especial, sete desses alunos estão participando ainda de aulas especiais de canto. O objetivo é prestar homenagem ao músico Paulinho Nogueira, que compôs “Jogo de Xadrez”, música que será apresentada pelos estudantes no campeonato.
Realizado pela Federação Estadual de Xadrez do Estado do Rio de Janeiro (FEXERJ), com apoio da Prefeitura e da Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo, o campeonato tem 160 vagas para praticantes de xadrez de todas as escolas da Região dos Lagos. As disputas vão ocorrer em Bacaxá, distrito de Saquarema.
O torneio de Bacaxá é o segundo campeonato do qual os alunos do Conexão participam. Em novembro de 2023, eles se destacaram no Torneio de Xadrez Copa Dante, realizado em Araruama, ao disputar nas categorias Rápido, Blitz e Por Equipe. Ao todo, os atletas conquistaram um troféu e seis medalhas, incluindo duas de ouro – uma feminina, por Karen Vitória da Conceição Faria; e uma na Rápido Sub-16, por Ailton Pinheiro.
Atualmente, mais de 7 mil alunos das escolas municipais de Saquarema participam do programa Conexão do Futuro. O objetivo do projeto é alcançar até janeiro do próximo ano a meta de educação integral em todas as unidades de ensino locais.