A Fundação de Arte de Niterói (FAN) iniciou está semana, a Escuta Cultural. O objetivo do projeto é reunir nos próximos dias artistas da cidade de diferentes vertentes para discutir políticas voltadas ao setor e ajudar a construir um cenário artístico cada vez mais diverso e democrático. A série de encontros começou com os agentes atuantes no campo da música na Sala Carlos Couto, anexo ao Theatro Municipal de Niterói. Na próxima quinta-feira, vão se reunir atores, produtores e realizadores do teatro.
A presidente da FAN, Micaela Costa, explica que a Escuta Cultural será importante para a criação e consolidação de políticas voltadas aos diferentes setores artísticos em Niterói. Segundo ela, os encontros vão ajudar na formulação do calendário de atividades e eventos culturais de Niterói.
“A FAN está com um conjunto de ações para o ano de 2024. Uma delas é o retorno inclusive do Arte na Rua. A gente acredita que toda a política pública dá mais certo quando você ouve os envolvidos, e os artistas dessa idade são o motivo principal dessas políticas. Há dois motivos principais para a existência da FAN, um é o cidadão, o niteroiense, e o outro são os artistas da cidade. Então, ouvir esses artistas da cidade é fundamental para que a gente consiga fazer uma política pública que seja mais acertada, de acordo com os anseios da cidade”, define Micaela Costa.
Serviço:
Escuta Cultural
10/04 – Dança, Artes Visuais e Artesanato
11/04 – Teatro
15/04 – Literatura e Patrimônio
Horário: 18h
Local: Sala Carlos Couto (anexo ao Theatro Municipal de Niterói)
Endereço: Rua XV d e novembro, 35, Centro, Niterói.
Foto: Lucas Benevides