Festejos ao santo guerreiro na cidade tiveram apoio da Secretaria de Turismo de Maricá
A tradicional cavalgada do Dia de São Jorge movimentou a terça-feira (24/04) no bairro do Espraiado, na região rural de Maricá. Cerca de 100 cavaleiros circularam pelo trajeto entre as capelas do santo guerreiro e de Santo Antônio, retornando ao primeiro ponto. No trajeto, o grupo fez orações e gritou palavras de ordem em louvor ao santo, além de marcar a passagem com fogos de artifício.
No fim do percurso, o grupo se dispersou na área ao redor da capela, onde os fiéis fizeram orações e também assistiram a shows no palco montado no local. A festa organizada por uma comissão local, com apoio da Secretaria de Turismo de Maricá, começou pela manhã com uma alvorada festiva e teve uma série de atrações ao longo do dia.
“É a primeira vez que venho e estou gostando muito. Não conhecia mesmo. Sou devoto de São Jorge desde criança e a festa está muito bonita”, disse o estudante de Administração Renato Júnior, que tem 37 anos e mora em Cordeirinho.
Ele estava acompanhado de amigos e a sobrinha, a servidora pública Ketlin Carvalho, de 32 anos. Ela contou que frequenta a festa do Espraiado já há alguns anos e que tem muita fé no santo guerreiro. “Peço muitas coisas para ele e acredito muito que ele me ajuda”, disse ela.
Outros bairros também tiveram festejos em homenagem a São Jorge ao longo do dia, como Barra de Maricá e Caju. No Silvado, também na região rural, as celebrações aconteceram desde o último domingo (21/04).
Fotos: Elsson Campos