A Prefeitura de Maricá participa do Rio 2C 2024, o maior encontro de criatividade da América Latina que aconteceu neste domingo (09/06), na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. O município está com um estande no evento e na quinta-feira (06/06) aconteceu uma roda de conversa sobre a Maricá Filmes, a primeira plataforma de streaming pública do país com 65 obras, entre séries e longas-metragens, lançada recentemente pela prefeitura e disponível para sistemas Android e IOS.
Moradoras ilustres do município, como as escritoras Conceição Evaristo e Helena Theodoro, acompanhadas de Alexandre Costa, subsecretário municipal de Governo, participaram da mesa mediada por AD Junior, influenciador social e empresário, aproximando os presentes para a realidade do dia a dia de Maricá, que busca ser criativa, popular e sustentável. Ainda no encontro, foi anunciado edital para o segundo semestre de 2024 com aporte de R$ 500 mil para novos licenciamentos para a plataforma Maricá Filmes.
“Lançamos ações em todas as áreas da sociedade e a moeda social Mumbuca foi fundamental para o município, pois o morador recebe, usa e movimenta a nossa economia. Estamos sendo reconhecidos como o município que está dando certo”, aponta Alexandre Costa.
A escritora Conceição Evaristo também citou as políticas públicas que colocam Maricá como referência para muitas cidades.
“Quando vejo Maricá fazendo uma gestão pública que é exemplar para outras cidades, eu digo: se desejam fazer, façam, porque é de direito da população uma vida mais justa. Temos ônibus e uma moeda social própria. Cuidar da sua história diversificada e da ancestralidade também faz parte da preocupação da cidade”, afirmou Conceição.
Helena Theodoro ressaltou a diversidade da cidade e como garante a representatividade das diversas comunidades que possui e acolhe.
“Maricá é família, as pessoas se ajudam, temos ações sociais como a alimentação saudável do Empório I Piatti. E a base está no que Darcy Ribeiro e Paulo Freire nos ensinaram, e Freire nos disse que cada um tem o seu território e tem diferenciação e se deve buscar por uma sociedade preocupada com o bem-estar das suas pessoas.”
AD Junior, que mediou a conversa, finalizou: “A cidade do futuro é a cidade que todos possam falar sobre ela e hoje nós, pessoas pretas, estamos aqui falando sobre o futuro como pensadores da sociedade que somos. Isso nos fortalece como cidadãos”.
Maricá Filmes
O aplicativo traz um catálogo repleto de atrações gratuitas e também pode ser acessado na versão online www.maricafilmes.com.br. A iniciativa é uma encomenda tecnológica do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) em parceria com a Secretaria de Cultura. Em breve, três obras originais e exclusivas da Maricá Filmes, produzidas com profissionais da cidade e alunos da Incubadora de Inovação Social em Cultura do ICTIM, serão disponibilizadas na Plataforma.
O conteúdo da Maricá Filmes foi selecionado pelo Comitê Curador formado pelo presidente do ICTIM, Cláudio Gimenez; o diretor de Inovação e Científica do ICTIM, Leandro Silva; cineasta Silvio Tendler; pela historiadora Maria Geralda de Miranda; pelo mestre em música, David Tygel; ator Anselmo Vasconcelos; roteirista Arttur Bernardo; e pelo mestre em literatura, Adolfo Lachtermacher.