este sábado (15), o prefeito de Niterói, Axel Grael, deu início às obras de drenagem e pavimentação no bairro Campo Belo, em Itaipu, na Região Oceânica. As intervenções, que abrangem 18 ruas em uma extensão de 6,2 quilômetros, incluem a instalação de guias de meio-fio e requalificação das calçadas existentes. O investimento total da Prefeitura é de R$ 36,3 milhões, com previsão de conclusão em 12 meses.
Além das obras de drenagem e pavimentação, as vias do Campo Belo receberão melhorias na sinalização e a instalação de uma ciclofaixa. A urbanização no Campo Belo faz parte de um conjunto de melhorias realizadas pela Empresa Municipal de Moradia Urbanização e Saneamento (Emusa) na Região Oceânica. Em 2023, a Prefeitura concluiu intervenções nos bairros de Serra Grande, Maravista e Itaipu, beneficiando 87 ruas com novas redes de drenagem, pavimentação, construção de calçadas e paisagismo.
Desde 2013, a Prefeitura de Niterói tem avançado em obras de infraestrutura em toda a Região Oceânica. O prefeito Axel Grael destacou que, após a conclusão das obras no Campo Belo, restarão poucas ruas a serem pavimentadas em Serra Grande e Santo Antônio. “Transformações como as que estamos fazendo na Região Oceânica requerem tempo. Para que sejam executadas é fundamental que exista continuidade. Como temos isso estamos avançando”, afirmou Axel Grael.
Além do Campo Belo, a Prefeitura realiza intervenções de urbanização no Engenho do Mato, beneficiando 117 ruas, e no Jardim Imbuí, contemplando outras 17 vias. O presidente da Emusa, Antônio Lourosa, ressaltou a transformação da Região Oceânica com as obras de infraestrutura, que resolveram problemas históricos de poeira e lama nas ruas.
Para o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Vicente Temperini, o avanço das obras na Região Oceânica quebrou a descrença no desenvolvimento local. Ele destacou a importância da continuidade das obras e a previsão de drenagem e pavimentação de todas as ruas da região
Reporter Eduardo Frederico
Foto: pref. Niteroí