Niterói – O dia a dia dos moradores da comunidade do Caniçal já começou a ser transformado. Com pavimentação das vias, instalação de guarda-corpos e outras melhorias, a região, que foi contemplada por um pacote de urbanização promovido pela Prefeitura de Niterói, está cheia de novidades. Neste sabado (22), o prefeito Axel Grael vistoriou os espaços que estão recebendo as intervenções e conversou com os moradores da comunidade, que fica no bairro do Cafubá, na Região Oceânica.
Realizadas pela Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa), as intervenções promovem a recuperação da pavimentação das vias e a requalificação dos acessos e escadarias, com a instalação de guarda-corpos, além da implementação de um novo sistema de drenagem que irá complementar o já existente. Durante a visita, o prefeito Axel Grael comentou sobre a importância das obras nas comunidade
“Estamos reformando várias ruas e escadarias, realizando um trabalho intenso na drenagem urbana, contenção de encostas e mais. O foco dessas obras é melhorar a qualidade de vida de quem mora no Caniçal e nas comunidades de Niterói. Estamos com 500 frentes de obra espalhadas pela cidade. Esse é um momento histórico que vai trazer muitas melhorias para a infraestrutura de Niterói”, reforçou o prefeito.
O projeto no Caniçal contempla, ainda, a construção de um centro comunitário, a restauração e instalação de novos pontos de iluminação em LED e a implementação de paisagismo, bem como a criação e revitalização de áreas de convivência, que serão equipadas com itens de lazer para jovens, adultos e idosos, incluindo um campo de futebol. Com investimento de R$ 12,6 milhões, a previsão para a conclusão das obras na comunidade é para março de 2025.
O presidente da Emusa, Antonio Lourosa, também acompanhou a vistoria e comentou sobre a importância da reforma para a comunidade. “A urbanização de comunidades como a do Caniçal tem sido uma reivindicação de longa data dos moradores da área. Nossas equipes trabalham arduamente para melhorar a infraestrutura para aqueles que residem, trabalham ou frequentam esses locais. Estamos comprometidos em fazer a diferença na vida dessas pessoas”, afirmou o presidente.