Repetindo o sucesso do projeto em São Gonçalo, as inscrições para a corrida que encerra o De Braços Abertos em Itaboraí também esgotaram rapidamente. A prova será realizada na manhã de 14 de julho, com largada e chegada na Praça Tadeu da Silva, local também da Casa Enel, onde estão sendo realizadas várias atividades gratuitas. Uma delas será a oficina de Grafite, no sábado, às 10h.
No domingo, os corredores têm que chegar cedinho. A entrega do kit será realizada antes da corrida, no posto de saúde ao lado. O aquecimento vai começar às 7h40, e a corrida adulta largará às 8h30. As apresentações culturais começarão às 8h45. E às 10h10 começará a corrida infantil. A organização pede aos inscritos que doem 2 quilos de alimentos não perecíveis, com exceção de fubá e sal, na retirada do kit.
No sábado e no domingo, a criançada tem encontro marcado com o Juca Energia, no Espaço Kids, entre 9h e 13h. E no domingo, das 10h às 16h, haverá atendimento ao clientes da Enel, e será possível se cadastrar na Tarifa Social, entre às 13h e às 16h.
O projeto tem o patrocínio da Enel Distribuição Rio por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte do Governo do Rio de Janeiro, via Secretaria de Esporte e Lazer, apoio da Prefeitura de Itaboraí, e organização da X3M.
Criado há 12 anos, o Projeto de Braços Abertos já passou pelas comunidades do Vidigal, Rocinha, Santa Marta, Borel, Manguinhos e Jacarezinho, além dos municípios de São Gonçalo, Itaboraí e Duque de Caxias. Em 34 etapas, mais de 132 mil pessoas, entre participantes e espectadores, prestigiaram o evento que já arrecadou cerca de 35 toneladas de alimentos doados.
Fundada por Bernardo Fonseca, a X3M nasceu em 2005, com a primeira edição do XTERRA no Brasil, seguindo como franqueada da marca até 2012, quando fez a aquisição de todos os direitos e tornou o Brasil o único país a ter independência globalmente. Foi pioneira na construção do Trail Running, trazendo o conceito de esporte e turismo outdoor de forma consistente, e destacou-se também ao criar a primeira corrida noturna, que passou por 18 cidades do país. A vocação da X3M pela criatividade e performance construiu relacionamento com diversas marcas que buscavam se destacar no mercado de live entertainment através do esporte. Em 2014, construiu seu próprio sistema de tíquete e montou seu primeiro centro de distribuição com infraestrutura para todos os eventos. Em 2019, se tornou representante do Running Heroes, aplicativo francês de extensão de relacionamento das marcas através do esporte. Adquirida pelo grupo SBF em maio de 2022, a X3M organiza também a Uphill Marathon, mais desejada prova de subida do Brasil; projeto De Braços Abertos, que leva há 12 anos o esporte, a cultura e a cidadania para comunidades fluminenses e a Nike São Paulo Run.