O Circuito de Rodas de Choro de Niterói chega a mais uma edição e, dessa vez, o evento aporta no Horto do Barreto. No próximo domingo (04), às 11h, o projeto pioneiro na cidade que reúne instrumentistas exclusivamente mulheres, o Choro das Minas, se apresenta para o público do parque.
O Choro das Minas é composto por Clarice Maciel (pandeiro), Valéria Gomes (violão de 7), Belliza Luar (Violão de 6), Gisele Mascarenhas (Flauta), Lena Verani (Clarineta) e recebe como convidada a solista Flávia Castilho. O grupo transita entre um repertório clássico do choro, passando por Chiquinha Gonzaga e Jacob do Bandolim, entre outros clássicos.
O projeto Choro das Minas é mais uma iniciativa da jornalista, produtora cultural e pesquisadora Camille Siston. A produtora é responsável pelo movimento Encontro Nacional e Internacional de Mulheres na Roda de Samba, fundado em 2018 pela cantora Dorina e que possui representatividade em 9 países. Em 2020 criou o coletivo Mulheres do Samba de Niterói, que reúne um coletivo de mulheres instrumentistas, cantoras, produtoras, fotógrafas, designer e até massoterapeuta, que promovem rodas de samba na cidade. Em 2023 inaugurou o projeto social Oficina das Minas, com oficinas de cavaco, percussão e violão para mulheres de todas as idades.
Serviço
Choro das Minas | Circuito de Rodas de Choro de Niterói
Data: 04 de agosto (domingo)
Horário: 11 horas
Local: Horto do Barreto
Endereço: Rua Dr. Luiz Palmier s/n – Barreto.