Em sessão solene na noite dessa segunda-feira (05.08), a Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj) entregou a Medalha Tiradentes à pedagoga Fernanda Sixel, integrante do Conselho Municipal de Políticas para as Mulheres de Niterói e presidente da Ação Mulher Trabalhista de Niterói. A comenda é a maior honraria concedida pelo Poder Legislativo estadual para homenagear pessoas que prestaram relevantes serviços ao estado e ao país. A cerimônia aconteceu no Palácio Tiradentes, sede histórica do parlamento fluminense.
A iniciativa da homenagem foi do deputado estadual Vítor Júnior (PDT), que acompanhou todo o trabalho realizado por Fernanda Sixel, no enfrentamento à violência contra as mulheres.
O parlamentar destacou o período em que Fernanda esteve à frente da Coordenadoria de Política e Direitos das Mulheres (Codim), instituição da prefeitura de Niterói, onde implantou projetos importantes na prevenção da violência, como a Sala Lilás 24 horas, em parceria com a Polícia Civil e o Tribunal de Justiça, e a ampliação do Núcleo de Atendimento à Mulher (Nuam) da Prefeitura, em parceria com o Plaza Shopping, além de projetos de acolhimento das vítimas, como o Auxílio Social para Mulheres em Situação de Violência e a criação do Espaço Empreender Mulher.