“Ei-lo, massa imponente
E frágil, que se abana
E move lentamente
A pele costurada
Onde há flores de pano
E nuvens, alusões
A um mundo mais poético
Onde o amor reagrupa
As formas naturais.”
O trecho faz parte de O Elefante, livro infantil de Carlos Drummond de Andrade que será lançado no próximo sábado (17), às 11h, no BioParque do Rio, como uma das celebrações do Dia Mundial do Elefante. O evento contará com as presenças ilustres da elefanta Koala, que comemora 61 anos e é o animal mais idoso do zoológico; do designer Pedro Drummond, neto do poeta; e da contadora de histórias Anamô Soares, que fará a leitura de trechos do livro e de outros da Editora Reco-Reco, do Grupo Editorial Record.
Voltado para o público infantil, o evento incluirá uma oficina de colagem e pintura das ilustrações dos livros Meu Coração é um Zoológico e O Elefante. Pedro Drummond irá carimbar os exemplares com uma espirituosa dedicatória do avô. Para Drummond, o gigante das savanas é um imponente símbolo contra um “mundo enfastiado que já não crê nos bichos e duvida das coisas”.
Em O Elefante, o autor faz uma alegoria interessante entre o animal e a vida. Rodeadas por um cotidiano pesado e insensível, as pessoas cada vez mais tendem a desacreditar na sabedoria dos bichos. O animal homenageado, apesar de parecer bruto, é repleto de texturas, sensações, sentimentos – dores e alegrias. Com as ilustrações da artista argentina Raquel Cané, a obra ajuda a dar forma aos elefantes que existem em cada um de nós, não importando a idade – inclusive em Drummond.
O Dia Mundial do Elefante, celebrado em 12 de agosto, foi instituído para promover a conscientização sobre a conservação da espécie. Como este ano a data coincide com uma segunda-feira, a comemoração acontecerá no dia 17, sábado. Drummond era um grande amante e defensor dos animais e foi, em determinado momento, conselheiro da Sociedade União Internacional Protetora dos Animais (SUIPA).
O Elefante | Carlos Drummond de Andrade
Ilustração: Raquel Cané
Páginas: 32
Valor Sugerido: R$ 54,90
Editora: Reco-Reco (Grupo Editorial Record)
Koala comemora 61 anos, o animal mais idoso do BioParque do Rio