O Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Niterói recebeu mais de 100 mil pessoas, batendo todos recordes de visitantes na sua história, com a Exposição “Luzes da Coreia – Festival de Lanternas de Jinju”. A mostra termina neste domingo (25) depois de dois meses aberta ao público. Em nenhum outro evento, nem mesmo quando foi inaugurado há 28 anos, o MAC recebeu tantas visitas.
Neste sábado (24), o MAC terá seu horário estendido até 21h para receber as pessoas que ainda querem visitar a exposição “Luzes da Coreia – Festival de Lanternas de Jinju”. Na mostra, as milenares lanternas coloridas de seda coreanas dialogam com elementos cenográficos contemporâneos, transportando os visitantes à famosa cidade de Jinju que, desde 2003, sedia um dos mais tradicionais festivais culturais do país.
Além de instalações, fotos e vídeos da cidade e do Festival Jinju Namgang Yudeung estão dispostos no espaço, mostrando a unidade entre tradição e contemporaneidade. A exposição também conta com a presença do mascote de Jinju, a lontra Hamo, de 3 metros de altura, e com os Hanboks, vestimentas tradicionais da Coreia.
Durante o período em cartaz, a exposição atraiu moradores de Niterói, turistas do estado do Rio de Janeiro, de outros locais do país, além de personalidades como o jogador da NBA Jaylen Brown, os atores Mateus Solano, José Loreto e muitos influenciadores atrás da melhor selfie. Imagens no túnel formado pelas centenas de lanternas coreanas proliferaram pelas redes sociais.
Mideum Seo, coordenador de evento no Centro Cultural Coreano e responsável pela exposição, afirma que a mostra cumpriu um papel fundamental para o intercâmbio cultural entre os países.
“Estou muito feliz que a primeira exposição preparada diretamente pelo Centro Cultural no Brasil, no estado do Rio de Janeiro, esteja nesta expectativa de atrair mais de 100 mil pessoas. Espero que esta exposição simbolize o intercâmbio cultural entre os dois países e que faça com que o Rio ame mais a Coreia e que os coreanos amem ainda mais o estado do Rio de Janeiro e a cidade de Niterói, diz Mideum Seo.
Para a jornalista Ana Claudia Guimarães, curadora da exposição, a mobilização do público ultrapassou as expectativas.
“É com muito orgulho que chegamos à reta final desta experiência extraordinária. Conseguimos oferecer à população niteroiense, visitantes e turistas do Brasil e do mundo, a maior exposição da Coreia do Sul no Brasil. Espero ter iniciado um caminho sem volta de intercâmbio cultural e aprendizado entre os dois países, diminuindo a distância e compartilhando conhecimento. Tenho imensa satisfação de chegarmos a este recorde de 100 mil pessoas na visita desta exposição”, celebra Ana Cláudia Guimarães.
“Luzes da Coreia – Festival de Lanternas de Jinju” tem organização do Centro Cultural Coreano no Brasil e da Prefeitura de Jinju; realização da Scuola di Cultura; curadoria de Ana Cláudia Guimarães. Apoio da Neltur (Niterói Empresa de Lazer e Turismo), FAN (Fundação de Arte de Niterói), Embaixada da República da Coreia, Santuário Cristo Redentor, Instituto Redemptor, Hyundai e Ecoponte e datg Casal Garcia.
Serviço:
Luzes da Coreia – Festival de Lanternas de Jinju
Até 25 de agosto (domingo)
Local: Museu de Arte Contemporânea – MAC Niterói (Mirante da Boa Viagem, s/nº, Boa Viagem, Niterói – RJ)
Horários: Terça a domingo, das 10h às 18h (entrada quinta, sexta e domingo até 17h30 e no sábado (24/8), horário estendido até 21h, excepcionalmente)
Preços dos ingressos: R$16,00 (inteira); R$8,00 (meia-entrada)
Gratuidade todos os dias para quem vai de bicicleta e para moradores de Niterói, mediante apresentação de comprovante de residência.
Fotos: Divulgação