O candidato a vereador de Tanguá, cidade vizinha a Itaboraí e Rio Bonito, Welinton de Aguiar Mendonça — conhecido como Welinton do Uber (PSB) — foi encontrado morto a tiros na noite da última segunda-feira no bairro Bandeirantes 2, na cidade em que concorre. Segundo a Polícia Militar, agentes do 35º BPM (Itaboraí) foram acionados “para verificar uma ocorrência de homicídio”, e encontraram o candidato morto dentro de um carro modelo Voyage
O local foi isolado para a perícia e a investigação está a cargo da Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí (DHNSG). De acordo com a Polícia Civil, diligências estão em andamento para identificar a autoria e a motivação do crime. “Os agentes ouvem testemunhas e buscam imagens de câmeras de segurança da região.” O candidato não relatou qualquer tipo de ameaça ou intimidação a pessoas próximas na campanha.
A hipótese de latrocínio está descartada, já que nenhum pertence de Welinton teria sido levado, segundo o “RJ1”, da TV Globo. A principal linha de investigação é a de execução.
Aos 40 anos, o candidato concorria pela terceira vez a um cargo como vereador. Nas outras duas tentativas, em 2016 e 2020, concorreu pelo PRTB e pelo Avante, respectivamente, mas acabou como suplente nos dois pleitos.
Em seu perfil no Instagram, Welinton se apresentava como “simples e humilde sonhador”, além do motorista de aplicativo “mais acessado em Tanguá”. Sua ficha cadastral no Divulgacand, sistema de cadastro de candidaturas do TSE, apresentava sua ocupação como motorista particular. Ao todo, o candidato declarou R$ 163 mil em bens, referente a três carros, de valores que variavam entre R$ 48 mil e 60 mil.
A direção estadual do Partido Socialista Brasileiro (PSB) divulgou uma nota de pesar, em que lamenta a morte do candidato de Tanguá. “O PSB-RJ repudia a violência e manifesta total solidariedade à família e aos amigos de Welinton”, diz o posicionamento, que exige ainda “uma investigação rápida e rigorosa para garantir que os responsáveis por esse crime bárbaro sejam punidos com o rigor da lei”.
O candidato a prefeito Valber (PP), da coligação que engloba o partido de Welinton, também se manifestou. “É difícil encontrar palavras que possam aliviar a dor que todos os amigos e familiares estão enfrentando, mas espero que saibam do legado de prestatividade que ele nos deixou”, diz o texto publicado nas redes sociais, que expressa o “mais sincero pesar pela perda de Welinton”.