São Gonçalo foi um dos 21 municípios e estados selecionados em todo o País para participar da Capacitação de Gestoras e Gestores Municipais em Estruturação de Projetos Financiáveis de Mobilidade Urbana Sustentável, realizada pela Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades e pelo Programa Euroclima. A capacitação incluirá seminários e mentorias online até a próxima sexta-feira (18) e uma oficina presencial em Brasília, de 2 a 4 de dezembro.
O projeto da segunda etapa da Requalificação Urbana e Mobilidade Ativa de Alcântara foi inscrito pela Secretaria Municipal de Gestão Integrada e Projetos Especiais (Semgipe) e escolhido pelo governo federal. A primeira etapa já foi aprovada, com recursos de R$ 12 milhões do Ministério das Cidades, e deverá entrar em licitação em breve. Outra iniciativa em execução na cidade pelo governo do Estado do Rio, o MUVI – Mobilidade Urbana Verde Integrada – também está entre os 21 projetos selecionados.
Além de uma análise sobre a aderência temática e a qualidade técnica das propostas apresentadas, foram utilizados os seguintes critérios de classificação e desempate para a seleção: projetos em fase de pré-viabilidade, viabilidade e anteprojeto; histórico de acesso a oportunidades de financiamento e/ou assessoria técnica: PAC, Avançar Cidades e outros; diversidade de gênero e raça das pessoas mentoradas; presença de servidores concursados nas equipes; e diversidade regional das equipes.
O prefeito Capitão Nelson destacou a importância de ter mais um projeto de mobilidade urbana sustentável selecionado no âmbito federal, como um facilitador para a obtenção dos recursos necessários para a sua execução.
“Nosso município tem um orçamento pequeno; precisamos recorrer sempre aos governos estadual e federal para conseguir viabilizar projetos que são fundamentais para nossa população. Alcântara é um importante centro onde se desenvolve a atividade de comércio, uma das nossas principais vocações, e sua requalificação vai impulsionar o setor e beneficiar milhares de pessoas. Ficamos satisfeitos em ver que a secretaria criada no início do nosso governo está levando o nome de São Gonçalo para todo o País e até para o exterior, com projetos bem elaborados, premiados e aprovados por organismos internacionais”, destacou.
A secretária de Gestão Integrada e Projetos Especiais, afirmou que a seleção do projeto pelo Ministério das Cidades e pelo Programa Euroclima irá contribuir para aprimorar sua viabilidade técnica, facilitando a obtenção dos recursos necessários para sua execução. Ela destacou que R$ 12 milhões já foram garantidos para a primeira etapa das intervenções em Alcântara. Agora, o foco é a estruturação da fase final do projeto, através da capacitação do governo federal, para a execução de toda a requalificação.
“As obras de reforma e requalificação urbana de Alcântara irão garantir melhorias para os espaços públicos da área central do bairro, que é um importante pólo comercial metropolitano. O projeto vai privilegiar o pedestre e seus deslocamentos, melhorando a acessibilidade nas vias e interligando os terminais rodoviários no Pátio Alcântara e o novo terminal do MUVI”, explicou.
Na primeira fase, prevista para ser iniciada no primeiro trimestre de 2024, serão executadas obras de drenagem, pavimentação, sinalização, paisagismo, iluminação pública e mobiliário urbano em 13 vias.
Autor: Ascom
Foto: Julio Diniz