Maricá encerrou neste sábado (19/10) a Mostra Solidária realizada no Espaço Solidário que foi montado ao lado da praça de alimentação, no Centro. Foram nove dias de intensa programação, que incluiu palestras sobre economia solidária, além de uma série de oficinas sobre como gerenciar um empreendimento solidário, atrações musicais e apresentações de dança.
Para fechar o evento com chave de ouro, a programação de teve: contação de histórias e criação de origami com Carol Souza, apresentação da Nação Alarde do Maricá das Artes, além dos shows de Ivan Heros, Erxk Jordan, Boivi, Katia Jones, Jurema Bellini, Gabriell Pelech e Ronaldo Valentim, numa homenagem ao Dia da Diversidade.
“É de uma grande importância a Nação Alarde, a associação de LGBTQIPNA+, poder participar desse evento maravilhoso de empregabilidade, no qual várias pessoas puderam estar aqui expondo seus produtos e o público teve acesso a entretenimento e cultura”, disse a colaboradora da Nação Alarde, Patrícia Chagas.
A drag queen Jurema, que também participa do coletivo de Itaipuaçu, concordou com a colega. “É maravilhoso podermos participar de um evento como esse, que quase não acontece na cidade. Desse tipo especificamente. Eu sou cantora, então quem quiser me encontrar, se não for por aqui mesmo, por Maricá, pode me achar no YouTube”, avisou.
Diretor de economia solidária e responsabilidade social da Codemar, Eugênio Soares falou sobre o fechamento deste que foi considerado o primeiro ciclo de atividades no local. “Tivemos num primeiro momento, nossa inauguração com a Mostra Solidária e agora daremos continuidade com feiras de artesanato aqui. Então, o Espaço Solidário continua funcionando, toda sexta e sábado, das 17h às 22h, a pedido dos próprios expositores. Depois, nós vamos aumentar esse horário para de quinta-feira a domingo, de quarta-feira a domingo, até que se estabeleça aqui, realmente um ponto fixo, onde as pessoas enxerguem como exclusivo para artesanato e possam vir comprar seus produtos”, pontuou.
Vale destacar que a iniciativa é realizada numa parceria da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), com o Banco Mumbuca, o Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) e as secretarias de Economia Solidária, Promoção e Projetos Especiais e Cultura.