Maricá, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, realizou no sábado (26/10) o Festival de Pessoas com Deficiência (PcD), na Arena Flamengo, aberto ao público. O objetivo do evento é incentivar os alunos e celebrar as conquistas em diversas atividades, como dança, natação e futebol. Atualmente, a secretaria atende 560 PCDs no projeto.
Grazielle Ramos, coordenadora pedagógica e responsável pelos PCDs do Projeto Esporte Presente, destaca que o evento tem o intuito de mostrar para a sociedade que a pessoa com deficiência tem um papel importante dentro do município.
“Esse é o momento de nós mostrarmos todo o trabalho que é desenvolvido ao longo do ano. Inclusão é direito de todos e para todos, e o esporte tem feito a diferença na vida dessas famílias”, disse.
Rosélia de Oliveira, mãe do Antônio Carlos, de 27 anos, que tem microcefalia, conta que o filho atua como goleiro de futsal e explica que o esporte ajuda bastante na vida social dele.
“Já faz cinco anos que ele participa do esporte, onde melhorou muito a coordenação motora, a comunicação com os amigos, porque agora existe uma interação entre todos. O esporte foi e está sendo fundamental na vida do meu filho”, disse a moradora de Manoel Ribeiro.
Festival PcD
O Festival PcD é um evento fundamental que celebra a diversidade e promove a inclusão de pessoas com deficiência na sociedade. Com uma abordagem em conscientização, a iniciativa busca educar o público sobre as experiências e desafios enfrentados. Ao criar um espaço de visibilidade, o festival não apenas destaca os talentos e habilidades de indivíduos com deficiência, mas também enfatiza a importância da acessibilidade em todos os aspectos da vida cotidiana. Vale destacar que a prática de atividades físicas é essencial para o desenvolvimento de todos.
Fotos: Marcos Fabrício