Este ano de 2024 marca uma data significativa na História brasileira: os 80 anos do embarque da Força Expedicionária Brasileira (FEB) para lutar ao lado dos Aliados na Itália, durante a Segunda Guerra Mundial. Para honrar a memória dos veteranos do conflito, a Secretaria de Turismo e Cultura da Prefeitura de São Gonçalo promove, a partir do próximo dia 30, a exposição fotográfica “São Gonçalo vai à Segunda Guerra Mundial: os 80 anos do Embarque da FEB”, no Teatro Municipal George Savalla Gomes, no Centro.
Com curadoria de Danilo Dinucci e Daniel Dinucci, a mostra apresenta uma seleção de fotografias organizadas em quatro blocos temáticos que iluminam a participação do Brasil e, em especial, de São Gonçalo, nesse importante capítulo da história. Além disso, a exposição fará uma homenagem especial ao veterano Walfrid de Moraes, residente de São Gonçalo e um dos últimos sobreviventes da FEB. Aos 103 anos, ele simboliza a bravura e a resiliência dos expedicionários brasileiros.
A mostra tem quatro blocos. O primeiro mostra o Brasil na 2° Guerra Mundial, tendo como ponto de partida os afundamentos de navios mercantes na costa brasileira, que foram realizados por submarinos alemães e italianos, e a decisão da participação efetiva na guerra.
O segundo bloco fala sobre São Gonçalo e seu envolvimento, de maneira efetiva, através do 3º Regimento de Infantaria, de onde saíram centenas de expedicionários para o combate na Itália. O terceiro bloco é um compilado das passagens principais da tropa brasileira na Itália.
No quarto bloco, são retratados os gonçalenses no front e a Associação: Memória e Legado dos expedicionários gonçalenses, com homenagens aos ilustres personagens da cidade e as suas conquistas.
A exposição será aberta às 17 horas do dia 30, no hall do Teatro Municipal, e poderá ser vista pelo público a partir do dia 31, das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira. Entrada franca.
Serviço
Local: Teatro Municipal George Savalla Gomes, Rua Dr. Feliciano Sodré, 100, Centro, São Gonçalo, RJ.
Fonte: Jornal São Gonçalo