Cerca de 200 pessoas, quase todas mulheres, se reuniram na entrada da Prefeitura de Maricá na manhã desta terça-feira (29/10) para uma ação que marca o ‘Outubro Rosa’ na cidade, que tem como objetivo conscientizar sobre a prevenção do câncer de mama e do colo do útero. Pelo terceiro ano consecutivo, uma foto com o grupo foi feita em frente ao paço municipal com a participação da primeira-dama Rosana Horta. O ato teve a participação do saxofonista Leandro Alves.
Antes de sua fala aos presentes, Rosana Horta afirmou que se sente feliz por participar de mais este ato simbólico que marca um mês tão importante para as mulheres. “Não se trata apenas de vestir uma roupa cor de rosa e posar para a foto. Se trata de lembrar do autocuidado, que a mulher precisa se cuidar o ano todo, que é preciso pensar na mulher como um todo. O que fazemos aqui é um lembrete sobre essa necessidade”, frisou a primeira-dama.
A secretária de Políticas e Defesa dos Direitos das Mulheres, Luciana Piredda, comentou que a informação é uma arma poderosa no enfrentamento da doença. “Essa ação importante visa conscientizar as mulheres da importância do autocuidado e diagnóstico precoce do câncer de mama. Então, é importante que a população tenha acesso a informações concretas, saber quais serviços e tratamentos que a nossa cidade oferece. A campanha é muito valiosa”, completou.
A secretária de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Mariana Príncipe, destaca a importância de campanhas como essa. “É fundamental divulgar campanhas como Outubro Rosa, porque o autocuidado que temos pode prevenir a doença que, infelizmente, é bastante comum”, disse Mariana.
Sobre a Campanha
A campanha Outubro Rosa, criada no início dos anos 1990, é um movimento internacional que visa conscientizar sobre o câncer de mama e o câncer do colo do útero, além de promover o diagnóstico precoce e o acesso a serviços de saúde. O laço cor-de-rosa é o símbolo internacional da campanha, e é usado por pessoas, empresas e organizações para representar a luta contra o câncer.