Com o programa “Mais Vida Clin”, a Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) foi uma das empresas finalistas do prêmio anual “Ser Humano”, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos do Rio de Janeiro (ABRH-RJ). A Clin concorreu na categoria “Grandes Empresas” e participou da cerimônia no Hotel Othon Palace, em Copacabana, no Rio de Janeiro.
O projeto social “Mais Vida Clin” tem o objetivo de promover uma ampla discussão sobre o uso abusivo de álcool e outras drogas, e suas consequências para a saúde e a qualidade de vida. O programa é voltado para os funcionários da Clin e seus familiares e conta com quatro frentes de trabalho: acolhimento individual, grupo de formação de multiplicadores, grupo de redução de danos e grupo de família.
Esse foi um programa pensado quando a gente percebeu a necessidade de falar sobre o uso de álcool e outras drogas no ambiente de trabalho, mesmo compreendendo que é uma ousadia abordar esse tema. O serviço social faz um atendimento, tentando identificar, qual a demanda, o tipo de uso abusivo e temos grupos que acontecem uma vez por semana, onde todos eles se encontram. Fazemos, então, um encaminhamento para o Caps do município e uma vez por mês realizamos o atendimento coletivo com os trabalhadores e suas famílias porque entendemos que as famílias adoecem também. ” declarou
Fabielle Guimarães Tavares
Chefe da Divisão de Serviço Social que está à frente deste projeto com sua equipe e foi à cerimônia representado a Clin.
A Clin concorreu na categoria de grandes empresas com outros vários grupos .O Prêmio Ser Humano reconhece e homenageia organizações e profissionais que atuam de forma inovadora com gestão de pessoas. Anualmente, os prêmios são concedidos a organizações do setor público e privado, que apresentem projetos implementados nas modalidades Desenvolvimento, ESG (Ambiental, Social e Governança) e Excelência Organizacional.
A Comissão Julgadora do Prêmio, formada por um grupo de especialistas da área de Recursos Humanos, elogiou a qualidade dos trabalhos apresentados e que concorrem ao Prêmio Ser Humano 2024. A avaliação feita pela Comissão Julgadora do Prêmio analisa os seguintes quesitos: apresentação, atualidade, grau de inovação, qualidade do conteúdo, aplicabilidade e resultados.
Os trabalhos finalistas do Prêmio são divulgados no site da ABRH-RJ e em publicações, para que as práticas e estudos relatados possam ser aplicados na prática.