A Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) levou mais uma vez seus projetos de sucesso para a Festa Literária Internacional de Maricá (FLIM). A nona edição da feira, que acontece de 1 a 10 de novembro, conta com um estande tecnológico com 10 computadores da Arena Maricá Games e transfer até o Museu Casa Darcy Ribeiro com diversos horários.
A programação iniciou nesta sexta-feira (01/11) reunindo diversas atrações interativas para crianças e adultos. Desta vez, a festa está na orla do Parque Nanci e homenageia um dos personagens mais aclamados do escritor Ziraldo: o Menino Maluquinho.
“A Codemar tem o prazer de participar dessa feira, com a Arena Maricá Games, onde a gente trouxe 10 computadores, com vários jogos instalados, e também um transfer levando direto para o Museu Casa Darcy Ribeiro. É muito empolgante participar de uma feira com esta dimensão, que conecta a diversidade cultural e educação da população, não só daqui de Maricá, mas de todo o nosso estado do Rio de Janeiro”, destacou o diretor de Inovação e Tecnologia da Codemar, Pedro Mota Di Filippo.
FLIM Tecnológica
A Arena Maricá Games está localizada dentro do estande “Flim Tecnológica”, com 10 computadores disponíveis e jogos como Mumbuquinha, Roblox, League of Legends e Valorant.
A estudante técnica em enfermagem Inaray Marques aproveitou o primeiro dia de evento com os filhos: Miriam, de 7 anos, Emanuel, de 4 anos e Bryan, de 9 anos. Ela visitou diversos espaços e elogiou o estande com as atividades de jogos.
“Ficou muito legal a parte tecnológica do evento. Para mim é maravilhosa porque é do que eu gosto e do que eles gostam. Estivemos aqui mais cedo, mas estava bem cheio e voltamos no final da tarde porque hoje em dia as crianças são muito tecnológicas. Compramos livros também e encontramos valores acessíveis”, comentou a moradora do Centro.
Rumo ao museu de Darcy Ribeiro
O Museu Casa Darcy Ribeiro recebeu diversos visitantes pelo transfer da FLIM, idealizado pela Codemar. A maioria não conhecia o espaço e aproveitou a oportunidade, como a moradora de Itaipuaçu Lucimar Vigand, que se encantou com a “casa”.
“A casa é linda e adorei as exposições. Gostei também dessa iniciativa de deixar um transporte disponível para levar o público da FLIM até lá. Seria legal fazer isso em mais eventos”, disse Lucimar.
No mesmo grupo, a professora da educação básica, Katia Ojeda, 55 anos, também elogiou a iniciativa: “Achei um grande ganho a Codemar estar proporcionando às pessoas essa possibilidade de fazer esse passeio muito enriquecedor”.
A estudante de 14 anos Letícia de Souza contou que conheceu o museu pelo Instagram. “Eu achei muito legal e fiquei bem interessada, e agora que fui e tive uma experiência muito imersiva sobre as coisas do nosso país e da cultura indígena, recomendo muito”, falou empolgada.
Abertura animada
A abertura foi marcada por um festivo cortejo cultural com a participação do grupo Sinfônica Ambulante e do Bloco Terreirada. O encontro contou com a presença de autoridades municipais como o prefeito de Maricá, Fabiano Horta, o secretário municipal de Governo , João Maurício, e o secretário-executivo do Ministério das Relações Institucionais da Presidência da República, Olavo Noleto. À noite, a programação contou com show musical de Pretinho da Serrinha.
Confira os horários do transfer para o Museu Casa Darcy Ribeiro:
Inscrição disponível na tenda Museu Casa Darcy Ribeiro, localizada na entrada principal da FLIM.
Saída da FLIM: 11h
Chegada ao museu: 11h45
Saída do museu: 12h30
Chegada na FLIM: 13h15
Saída da FLIM: 13h
Chegada ao museu: 13h45
Saída do museu: 14h30
Chegada na FLIM: 15h15
Saída da FLIM: 15h
Chegada ao museu: 15h45
Saída do museu: 16h30
Chegada na FLIM: 17h15
Saída da FLIM: 16h30
Chegada ao museu: 17h15
Saída do museu: 18h
Chegada na FLIM: 18h45