A segunda edição da Semana Brasileira de Educação Midiática (SBEM) chegou ao fim na última sexta-feira, 1º de novembro. Realizada entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro, a semana foi organizada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom-PR) em parceria com o Ministério da Educação (MEC). O evento focou em temas como a educação para o uso consciente da informação, o impacto das mudanças climáticas e o jornalismo de qualidade, além de abordar os direitos digitais.
Durante a SBEM, educadores, estudantes, ativistas e cidadãos de diversas regiões do Brasil participaram de oficinas, debates e atividades de troca de experiências. Para marcar o encerramento, o ministro da Secom, Paulo Pimenta, recebeu no Palácio do Planalto estudantes de escolas públicas que participaram de um workshop com a Safernet e a Embaixada do Reino Unido. Os estudantes também visitaram a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) em Brasília.
O ministro Paulo Pimenta enfatizou a importância da educação midiática em um mundo marcado pela presença constante das fake news e da desinformação, ressaltando o potencial desse tipo de conteúdo para causar prejuízos sociais graves. Ele destacou o papel do Governo Federal na defesa de uma sociedade mais informada e protegida contra discurso de ódio, racismo e xenofobia.
A embaixadora do Reino Unido, Stephanie Al-Qaq, também esteve presente e reforçou o compromisso de cooperação com o Brasil em pautas digitais. A parceria entre a Secom-PR e o MEC visa desenvolver políticas públicas que incentivem o uso responsável da tecnologia, alcançando escolas em todo o país.
O evento fez parte da “Media and Information Literacy Week 2024” da Unesco e promoveu diversas atividades híbridas, como mesas de debate, oficinas digitais e painéis. Materiais didáticos da semana, incluindo planos de aula, estão disponíveis gratuitamente no site da Secom, e as gravações dos eventos podem ser assistidas no canal da Secom no YouTube.
Fonte: Gov.Br