Na noite de segunda-feira (9), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de 79 anos, foi internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para uma cirurgia de emergência. O procedimento foi necessário para drenar uma hemorragia na cabeça, causada por uma queda que ele sofreu no banheiro do Palácio da Alvorada, em outubro deste ano.
Na época do acidente, Lula levou três pontos na cabeça, mas continuou com a sua rotina normal. No entanto, nas últimas semanas, começou a sentir fortes dores de cabeça. Após novos exames, os médicos descobriram a hemorragia e decidiram levá-lo para a cirurgia.
De acordo com o boletim médico, a operação foi um sucesso e o presidente está estável, em observação na UTI. Ele está sendo acompanhado por uma equipe médica liderada pelo cardiologista Roberto Kalil e a infectologista Ana Helena Germoglio.
Uma coletiva de imprensa está marcada para hoje (10), onde serão divulgadas novas informações sobre a recuperação do presidente. Mesmo após o acidente, Lula seguiu com uma agenda de compromissos, mas precisou cancelar uma viagem para a Rússia.
Agora, a expectativa é pela sua recuperação e novos boletins médicos serão divulgados ao longo do dia.