Uma forte tempestade por volta das 16h desta segunda-feira (16) causou uma tragédia em Maricá. A árvore de Natal flutuante que estava sendo montada na Lagoa de Araçatiba desabou com a força dos ventos, deixando um funcionário morto e outros dois feridos.
Segundo informações, o alerta de chuva forte foi emitido pela Defesa Civil às 15h45. A equipe de montagem tentou evacuar os trabalhadores, mas o vento aumentou rapidamente e derrubou a árvore antes que todos conseguissem sair do local.
As equipes de resgate chegaram rápido, mas, infelizmente, um dos funcionários não resistiu aos ferimentos e faleceu. Os outros dois operários foram levados para o Hospital Municipal Doutor Ernesto Che Guevara. Um já recebeu alta e o outro está fora de perigo.
A árvore de Natal, que teria 56 metros de altura, seria inaugurada oficialmente na próxima quinta-feira (19) como parte do evento “Natal Iluminado 2024”, uma das maiores atrações da cidade. A Prefeitura de Maricá lamentou o ocorrido, prometeu apoio às famílias das vítimas e informou que uma investigação será aberta para apurar as causas do acidente.
Os moradores, que aguardavam ansiosos pela inauguração, ficaram chocados com a notícia. Ainda não foi informado se a inauguração será mantida, adiada ou cancelada.
A Defesa Civil reforça que, em casos de tempestades e ventos fortes, o ideal é evitar áreas abertas e não permanecer próximo a estruturas grandes, como árvores, outdoors e tendas provisórias.
Nota oficial da Prefeitura de Maricá
A Prefeitura de Maricá lamenta profundamente a tragédia ocorrida na tarde desta segunda-feira (16/12), na Lagoa de Araçatiba, quando uma pessoa morreu e duas ficaram feridas após a queda da estrutura da árvore de Natal que estava sendo montada. A Prefeitura está prestando todo o apoio às vítimas e suas famílias, além de apurar as causas do acidente. Assim que a Defesa Civil emitiu um alerta de chuva forte, às 15h45, a empresa contratada para a montagem da árvore iniciou a retirada dos funcionários. Nesse momento, os trabalhadores foram surpreendidos pela passagem de uma tempestade, com fortes ventos e muita chuva, que derrubou a estrutura em poucos segundos.
Imediatamente as vítimas foram socorridas por equipes do Samu, Defesa Civil, Guarda Municipal, Secretaria de Trânsito e Corpo de Bombeiros.
Um dos funcionários foi levado para o Hospital Municipal Conde Modesto Leal, onde não resistiu aos ferimentos e fa-leceu. As outras duas pessoas, socorridas no Hospital Municipal Doutor Ernesto Che Guevara, estão fora de perigo
Uma delas já recebeu alta.
foto e vídeo: Adriano Marçal