Realizou nesta quinta-feira (19/12), na quadra do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), na Mumbuca, a cerimônia de entrega dos cartões do Auxílio Recomeço, para 228 famílias beneficiadas por reassentamento no ano de 2024.
Entre os beneficiados, moradores de Itaipuaçu, Inoã, São José do Imbassaí, Parque Nanci, Ubatiba, Condado, Pindobas, Retiro, Itapeba e Mumbuca. Todos receberam 5.000 mumbucas para a compra de mobília nova.
Prefeito de Maricá, Fabiano Horta, disse que o ato marca a entrega formal de algo que nasceu no coração de quem entende o quanto o lar, a moradia e a dignidade humana são importantes.
“Nesse dia celebrativo de alegria, eu quero falar com a alma de quem viveu nos últimos anos, tendo no programa Habitar uma das políticas públicas que mais alegria trouxe ao meu coração. Sou de Maricá há 50 anos, conheço a formação das áreas de risco, de gente muito próxima de mim que cresceu, por exemplo, na beira do rio da Mumbuca e cujo a natureza do desespero que precedia toda forma de nuvem negra pintando no horizonte se dava. Muitas vezes, com muitos aqui, percorri madrugadas ajudando a tirar famílias que estavam em áreas de risco. Vocês, muito melhor do que eu, sabem o significado disso enquanto memória afetiva no coração de vocês. O que o programa Habitar fez à cada um, foi a garantia de que a vida é um bem maior e vai estar protegida por um lar seguro, num lugar seguro, com a dignidade humana que cada vida merece”, destacou Fabiano.
“Eu tenho certeza que esse vai ser um natal muito especial, porque provavelmente vai ser o primeiro natal na casa nova e vai ser o primeiro natal de vocês com geladeira, fogão e mesa nova, marcando um ciclo de um novo momento na vida de cada um em cada uma de vocês. É isso que a gente espera e que a gente deseja”, completou o secretário de Governo, João Maurício de Freitas.
Secretário de Habitação e Assentamentos Humanos, Victor Maia, agradeceu a presença dos moradores.
“Estamos aqui, para encerrar um ciclo de dignificação dos moradores de Maricá. Não são só 5 mil mumbucas, é uma possibilidade de recomeçar, em que as pessoas possam ter bem-estar, possam estar felizes e possam também convidar os seus parentes e amigos e falar, senta aqui na minha mesa nova, no meu sofá novo, porque esse ano o Natal vai ser diferente”, declarou o secretário.
No final da cerimônia, o prefeito Fabiano Horta fez questão de pegar mais uma vez o microfone, para deixar sua mensagem de Natal e fazer sua despedida do governo, o que acontece daqui a 13 dias.
“Natal é a época da gente olhar um para o outro com esse sentimento de nos reencontrar com aquela fala tão simples, mas ao mesmo tempo tão profunda que deve morar na nossa consciência e na nossa reflexão, que é a busca do amor e da relação com a transcendência, mas também do amor ao próximo como o amor a si próprio. E eu queria aproveitar esta oportunidade bela, de alegria, de encontro, para desejar a cada um e cada uma um Feliz Natal, onde os laços de vínculos cresçam entre cada um de nós, onde alegria, fraternidade, solidariedade, desejo do outro enquanto um valor maior na vida da gente da importância do outro, ter sempre protagonismo na nossa vida, para que a gente se encontre pacificando a Terra. O mundo tá bruto, hostil, violento, a vida tá acelerada, mas é possível que a gente construa um mundo mais humano, mais afetuoso, onde o toque um do outro seja possível, onde a singeleza de uma criança seja para nós a inspiração do dia e não uma violência reproduzida numa televisão que faz a alma da gente se entristecer. Então, é com esse espírito que eu queria findar aqui uma despedida pessoal também, simbólica, desejando um Feliz Natal a todos nós e que essa Maricá que tem se levantado vai continuar se levantando, tendo na paz, na justiça, no bem e no amor o fundamento da gente estar junto morando nesse território. Viva Maricá, Feliz Natal!”, desejou.
Morador de Itaipuaçu, Igor Mauricio Carvalho, 31 anos, se mudou do Barroco para a Avenida Jardel Filho, no dia 11 de maio, três dias antes de seu aniversário.
“Quando eu saí de lá, muitos móveis estavam estufados, porque alagou uma semana antes lá, então eles estavam cheios d’água. Eu não pude levar nada, porque se desmontasse ia cair tudo. Além disso, tive que pagar frete para correr com a mudança. Não consegui comprar nada. Agora, com a chegada desse benefício, eu vou poder comprar tudo que perdi”, contou.
Marlene Pereira da Silva, 62 anos, comemorou:
“Quando eu ganhei a casa, até chorei de emoção, porque eu não tinha nada. Aí, mudei para Ubatiba, para uma casa muito bonita, com espaço, mas eu ainda tinha que dormir no chão. Era o vizinho da frente, seu Antônio, que ajudava eu e minha filha de 20 anos, que é especial. Então, esses 5 mil vão me ajudar muito a comprar meu colchão de casal, minha geladeira. Veio numa boa hora e eu agradeço muito mesmo ao nosso prefeito. Maricá é uma cidade muito especial. Só tenho tudo a agradecer”, explicou.
Marcos Martins, 50 anos, que mora em Pindobas, também agradeceu pela iniciativa. “A ajuda foi muito bem vinda na primeira ocasião, após as chuvas. E agora, com mais essa ajuda, fechou com chave de ouro toda a satisfação que a gente tem, porque a gente era desassistida pelas gestões anteriores. Mas, a gestão atual da Prefeitura de Maricá, com essa sensibilidade deixou a gente bem assistido e bem valorizado. É só motivo de orgulho e agradecimento”.