A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Trabalho e Emprego, disponibiliza 119 vagas de emprego em comércios, restaurantes e supermercados na primeira edição de 2025 da Casa do Trabalhador Itinerante. Realizada na Praça de Ponta Negra, a iniciativa oferece, além do cadastro de currículos, serviços como orientações jurídicas sobre direitos trabalhistas, direcionamento vocacional, dicas para entrevistas de emprego e atendimentos gratuitos de corte de cabelo e designer de sobrancelhas. A ação continua no domingo (19/01), das 9h às 12h, no mesmo local.
As vagas são ofertadas pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Maricá e incluem: Açougue (2); Administrativo (1); Ajudante de produção (2); Assistente de prevenção de perdas (3); Atendente (1); Atendente delivery (1); Auxiliar de açougue (3); Auxiliar de serviços gerais (3); Balconista de laticínios (3); Fiscal de loja (2); Frente de loja (3); Garçom (1); Manobrista (32); Mercearia (3); Motorista D (53); Operador de caminhão munk (1); Operador de retroescavadeira (1); Pizzaiolo (1); Vendedor (2); Vendedor externo (1).
A secretária de Trabalho e Emprego, Rosana dos Santos, destacou o impacto social do projeto, que auxilia os moradores na conquista de oportunidades no mercado de trabalho.
“O projeto vai além de um serviço: é uma ponte que conecta pessoas aos seus sonhos e às oportunidades que elas precisam para crescer”, afirmou Rosana.
Como funciona o atendimento
A subgerente da Casa do Trabalhador, Marceli Mendes, detalhou o processo de atendimento: o candidato inicia o cadastro com a ficha pessoal, passa por um teste vocacional e é direcionado para vagas compatíveis com seu perfil. Para o cadastro, é necessário apresentar originais e cópias de documentos pessoais (Identidade, CPF, comprovante de residência, título de eleitor e carteira de trabalho).
“Se houver uma vaga disponível no perfil do candidato, ele já realiza a entrevista de emprego no local. Caso contrário, entramos em contato assim que surgir uma oportunidade adequada”, explicou Marceli.
Milton José Alves dos Santos, de 62 anos, desempregado há 10 anos, enxergou na iniciativa a chance de voltar ao mercado de trabalho.
“Procuro uma vaga de motorista. Trabalho com caminhão, mas só em serviços particulares. Esse projeto pode ser a minha oportunidade de voltar ao mercado com carteira assinada”, declarou o morador de Ponta Negra.
O projeto Casa do Trabalhador Itinerante já atendeu moradores do Centro, Itaipuaçu, Ponta Negra, Bambuí e Jaconé, com o apoio de assistentes sociais, psicólogos e advogados que integram a equipe.
Serviço:
Casa do Trabalhador Itinerante
• Data: Domingo (19/01)
• Horário: 9h às 12h
• Local: Praça Nossa Senhora das Graças, s/n – Ponta Negra