A Prefeitura de Maricá marca presença entre 13 e 24 de maio no Festival de Cannes, na França — o mais prestigiado evento do cinema mundial —, sob a liderança de José de Abreu na Maricá Film Commission. O ator, designado pelo prefeito Washington Quaquá como dirigente do segmento artístico do município, apresenta projetos e produções locais para estreitar laços com produtores, cineastas e investidores internacionais, visando à criação de um polo do setor na cidade.
“Vamos atrair filmagens, coproduções e parcerias internacionais para pôr Maricá no radar de quem busca um cenário autêntico, apoio institucional sólido e um ambiente acolhedor para a criação artística. Tudo isso junto tem o objetivo de trazer mais possibilidades de empregos e geração de renda em uma área promissora para a população”, afirma o prefeito.
Objetivos traçados
Abreu vai destacar a possibilidade de produções locais — desde longas-metragens, a documentários, séries e curtas-metragens —, além da ideia de um festival de cinema próprio.
Estão previstos ainda cursos de formação técnica e artística para capacitar profissionais locais e desenvolver a economia criativa na cidade.
O escopo desta aposta do governo inclui a criação no futuro da Filmar (empresa pública de estímulo ao audiovisual).
Sobre o Festival de Cannes
Criado em 1946, o Festival de Cannes é o principal encontro do setor audiovisual mundial, reunindo anualmente cineastas, produtores, atores, distribuidores e representantes de grandes estúdios de diversos países.
A edição deste ano será a 78ª. A premiação mais importante de Cannes é a Palma de Ouro para o melhor filme.