A Secretaria de Pessoa com Deficiência e Inclusão de Maricá promoveu, nesta segunda-feira (24/02), uma roda de conversa sobre estratégias de inclusão para as pessoas com deficiência. A palestra, que aconteceu no Centro de Atendimento Integral à Família (Caif) e foi ministrada pela psicopedagoga do espaço, abordou diversas táticas para o bem-estar das pessoas com necessidades especiais e também dos seus acompanhantes.
Dentre os assuntos mencionados, estão os direitos das pessoas com deficiência. Diversas mães e responsáveis ouviram e relataram casos, como: acesso a ensino escolar, locais sem acessibilidade e exclusão e falta de cuidado em diversos ambientes.
“Aqui na secretaria, nós tentamos buscar todos os direitos que essas pessoas têm e precisam. A informação é fundamental para eles entenderem e passarem para frente. Eles têm direito a atividades aqui no nosso espaço, à escola, psicólogo, e muitas outras coisas. Poder auxiliá-los e oferecer todos os mecanismos que nossa secretaria possui é incrível”, explicou a subsecretária da pasta, Juliana Santos.
A psicopedagoga do Caif, Clarissa Medeiros, comentou a importância de colocar as leis em prática para promover a convivência e o acolhimento das pessoas com deficiência. “Além de profissional, também sou mãe de criança com desenvolvimento atípico. Sei as dificuldades que todas enfrentam diariamente. Aqui, nós conversamos e tentamos nos unir para lutarmos pelos direitos dos nossos filhos. Nessas rodas, pude orientar e ouvir as questões que os responsáveis precisam que sejam resolvidas. Conversa é fundamental para a solução de problemas”, relatou a profissional do Caif.
Para Carla Cristina, mãe do Gustavo, de 6 anos, o espaço é o ambiente propício para o desenvolvimento do filho. “Toda mãe fica preocupada com o futuro do filho, principalmente quem é mãe atípica. Eu gostei muito da roda para levar informações para minha casa e saber lidar melhor com meu filho”, comentou.