Estão abertas as inscrições para o Inspira Ciência, programa de formação continuada destinado exclusivamente a professores da Educação Básica. Gratuito e totalmente online, o projeto é resultado da parceria entre o Museu do Amanhã e British Council, e este ano chega a sua 9ª edição, após já ter capacitado mais de 900 profissionais do ensino. As inscrições podem ser feitas até 2 de maio no site oficial do Museu do Amanhã. O projeto é apresentado pela IBM com correalização da British Council.
Os encontros virtuais ao vivo acontecem nos dias 7, 14 e 28 de junho, além de 5 e 12 de julho de 2025, utilizando-se de metodologias que privilegiam a investigação, o diálogo e a colaboração. Todos contam com intérpretes de Libras. Em cada um deles, os profissionais selecionados participarão de atividades que promovem a troca de experiências entre educadores e formadores de diferentes regiões do país e o incentivo à aplicação de metodologias investigativas em sala de aula, sempre com o apoio de especialistas na área e alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
O programa incentiva que assuntos relacionados aos eixos temáticos do Museu do Amanhã, como a sustentabilidade, sejam trabalhados não apenas durante a formação, mas sobretudo em sala de aula. “O Inspira Ciência é, para nós, uma oportunidade para ecoarmos o que apresentamos em nossas ações formativas para as salas de aula de todo o país. Como um museu de ciências conectado com o atravessamento dos tempos para a construção de um futuro plural e sustentável, nossa missão hoje em dia está intrinsecamente ligada as transformações socioambientais, atravessadas pelas mudanças climáticas, além de reconhecermos a importância dos mais diversos tipos de inteligências para a resolução e a mitigação dos impactos”, explica Camila Oliveira, Gerente-geral de Conteúdo do Museu do Amanhã.
O Inspira Ciência é mais um projeto que consolida o Museu do Amanhã com um polo de pensamento, que prioriza uma educação transformadora e capaz de auxiliar professores e estudantes na construção de futuros possíveis e desejáveis.
SERVIÇO:
Inspira Ciência
Inscrições de 1 de abril a 2 de maio.
Como? Por meio de formulário no site oficial do Museu do Amanhã.
Divulgação dos selecionados: 22 de maio de 2025
Os encontros ocorrerão nos dias 7, 14, 28 de junho e 5 e 12 de julho de 2025.
Sobre o Museu do Amanhã
O Museu do Amanhã é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão — idg. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo. Exemplo bem-sucedido de parceria entre o poder público e a iniciativa privada, o Museu conta com o Banco Santander Brasil como patrocinador master, a Shell, Grupo CCR, por meio do Instituto CCR, e Instituto Cultural Vale como mantenedores e uma ampla rede de patrocinadores que inclui ArcelorMittal, Engie, IBM e TAG. Tendo a Globo como parceiro estratégico e Copatrocínio do Mercado Livre e Águas do Rio, conta ainda com apoio de Bloomberg, B3, Rede D’or, White Martins, EGTC, Caterpillar, Renner, Granado, TechnipFMC e SulAmérica Saúde. Além da DataPrev, Fitch Ratings e SBM OffShore apoiando em projetos com a Lei de Incentivo Municipal, conta com os parceiros de mídia Rádio Paradiso, Rádio Mix, Revista Piauí e Canal Curta ON.
Sobre o idg
Há mais de 20 anos, o idg atua na gestão e desenvolvimento de projetos culturais, ambientais e educacionais. Une conhecimento, inovação, criatividade e ousadia para dar vida a ideias e contar histórias que provocam reflexões e criam experiências.
Guiado pelo propósito de esperançar futuros possíveis, implementou e gere o Museu do Amanhã e o Museu do Jardim Botânico, no Rio de Janeiro; o Museu das Favelas e o programa CultSP PRO, em São Paulo; e o Paço do Frevo, no Recife. Também é gestor operacional do Fundo da Mata Atlântica, no Rio de Janeiro, e, até o final de 2025, inaugurará o Museu das Amazônias, em Belém.