A Câmara dos Deputados lançou nesta terça-feira (2/7) a Frente Parlamentar Brasil – América Latina, Caribe e África. A nova Frente tem como objetivo fortalecer os laços entre o Brasil e as nações da América Latina, Caribe e África, promovendo cooperação e desenvolvimento em diversas áreas – do comércio à cultura.
A Frente vai viabilizar estudos e atividades para aumentar a cooperação entre os países envolvidos. Os parlamentares que participam do grupo também irão propor projetos legislativos com foco no fortalecimento das relações internacionais entre as nações.
Para o presidente da nova Frente, deputado Washington Quaquá (PT-RJ), a aproximação com o continente africano é uma questão estratégica. “O bloco sul-americano precisa ampliar seus horizontes e não temos tempo para perder. A África, por exemplo, está entre os maiores parceiros potenciais. O Brasil e os países sócios do Mercosul devem se aproximar. Todos só têm a ganhar”, afirmou o deputado Washington Quaquá.
Embaixadores dos países envolvidos compareceram em peso à cerimônia de lançamento, com nomes como Vusi Mavimbela (África do Sul), Guillermo Rivera (Colômbia) e Adolfo Curbelo Castellanos (Cuba). O ministro do Turismo, Celso Sabino, também prestigiou a cerimônia.
De acordo com o vice-presidente da frente, deputado Zeca Dirceu (PT-PR), a atuação da Frente tem seus princípios contidos na própria Constituição Federal, apoiando políticas públicas, programas governamentais e não governamentais, intercâmbio internacional, cooperação para o desenvolvimento, comércio exterior e transferência de tecnologia entre os países envolvidos.
“A Frente irá priorizar os desafios comuns de fortalecimento da segurança alimentar, energética, tecnológica, sanitária e ambiental”, explicou o deputado Zeca Dirceu.
Fotos: Ederson Porto