Maricá está no top-5 das cidades mais rápidas do Estado do Rio de Janeiro no que se refere a prazo para abertura de empresas. Dados dos Painéis do Mapa de Empresas do Governo Federal mostram que a cidade foi a 5ª colocada dentre os 92 municípios fluminense quando observado o tempo médio de abertura e registro de empresas em 2024. A cidade avançou – quando comparado com 2023 – e subiu duas posições no ranking estadual.
A cidade registrou a média de 7,9h para aprovar a viabilidade de local de uma empresa e 5,3h para registrar o empreendimento. O painel aponta, ainda, que Maricá está 48% mais rápida que a média do Estado do Rio de Janeiro para abertura de empresas e 58% mais rápida para o registro. O ranking hoje é liderado pelo município de Mesquita, seguido por Teresópolis, Miguel Pereira e Rio das Ostras.
Vale lembrar que é um dos objetivos do prefeito Washington Quaquá o fortalecimento do empreendedorismo local, além de modernizar o serviço público e reduzir a burocracia. “Toda a reestruturação que estamos fazendo é para beneficiar sobretudo aqueles que realmente empreendem e geram emprego e renda em Maricá. A diminuição da burocracia é uma determinação pessoal para que o empreendedor possa encontrar facilidade para crescer, contratar mais e se desenvolver junto com a cidade”, afirmou o prefeito Washington Quaquá.
Já a secretária de Gestão Tributária e Fiscal, Lawrice Souza, destacou que medidas estão sendo adotadas para agilizar os processos, economizar recursos com papéis e permitir que o empreendedor inicie o negócio de maneira segura.
“Estamos empenhados em aumentar a abertura de empresas na cidade, através da automação de processos. Para se ter uma ideia, hoje, todos os alvarás para legalizar empresas no município são automatizados. Isso permitiu que Maricá, em 2024, aumentasse em 16% o número de Alvarás de Localização emitidos, em comparação a 2023”, destacou a secretária.
Melhorias no atendimento
Outra frente de atuação da secretaria é a padronização e melhorias na qualidade do atendimento dos servidores que atuam nas quatro unidades do SIM (São José, Inoã, Itaipuaçu e Centro). Nesta semana, todos os servidores dessas unidades estão recebendo treinamento e alinhamento, com o objetivo de impactar ainda mais positivamente a vida do empreendedor e dos cidadãos em geral.
“O contribuinte está em primeiro lugar. Nosso objetivo é coletar as impressões dos cidadãos com os serviços oferecidos nessas unidades e buscar melhorar cada vez mais os nossos atendimentos. Temos recebido muitos feedbacks positivos, mas o objetivo é melhorar sempre”, ressaltou a secretária Lawrice Souza.