A Prefeitura de Niterói realizou mais uma edição do projeto Bota Fora, que está sendo implementado na Região Oceânica. A ação, coordenada pela Companhia de Limpeza de Niterói (Clin), aconteceu pela segunda vez no bairro Engenho do Mato, onde foram recolhidos mais de 1,2 tonelada de resíduos volumosos, como sofás, colchões, televisores, caixas d’água, computadores e caixotes.
O objetivo da campanha é conscientizar a população sobre os impactos do descarte irregular de itens de grande porte e oferecer uma alternativa segura e sustentável para a destinação desses materiais.
Desde 2022, o projeto já retirou cerca de 25 toneladas de resíduos nas localidades atendidas, como o Jacaré e a comunidade da ciclovia de Piratininga.
A iniciativa convida moradores e comerciantes a deixarem os objetos inutilizados na porta de suas residências ou estabelecimentos, para que a coleta seja realizada pelos profissionais da Clin. Entre os itens recolhidos estão móveis, eletrodomésticos, pneus e utensílios domésticos. Contudo, vale destacar que o programa não inclui a coleta de lixo orgânico, entulho de obras ou produtos químicos. Os horários regulares de coleta no bairro seguem inalterados.
O presidente da Clin, Acílio Borges, ressalta a importância do projeto:
“Uma das nossas prioridades é estimular ações sustentáveis que contribuam de forma efetiva para a preservação do meio ambiente, como a destinação correta de resíduos. Estamos na segunda edição do projeto no Engenho do Mato e a receptividade tem sido muito positiva”, afirmou.
Descarte consciente – O Bota Fora começou de forma experimental em 2022, no bairro Jacaré. Em 2024, passou a ocorrer mensalmente, expandindo-se para a Ciclovia, em Piratininga e, em março de 2025, chegou ao Engenho do Mato. A iniciativa está agora em sua 17ª edição, e a expectativa é que seja ampliada para novos bairros, reforçando a importância do descarte consciente.
A comunidade do Jacaré conta com cerca de 5 mil moradores. A da Ciclovia, ocupada nos anos 1980, abriga aproximadamente 3.200 residentes distribuídos em 1.240 imóveis. Já o Engenho do Mato possui uma área de 10,5 km² e cerca de 10 mil habitantes.