ESTADUAIS
As regras restritivas adotadas pelas Autoridades têm preocupado de sobremaneira os Dirigentes dos clubes e das entidades que organizam o futebol brasileiro. Imaginar que a bem pouco tempo já se falava na volta gradativa do público às Arquibancadas. Agora é aquele desespero para adequar o já “apertado” calendário e cumprir acordos e contratos. Tá valendo de tudo, o Futebol Paulista literalmente “invadiu” as cidades do interior Carioca, porque por lá está tudo proibido.
CASO RAFINHA
Nem financeiro, nem política interna. A desistência do Flamengo na contratação do veterano lateral Rafinha tem muito a ver com uma nova mentalidade dos clubes brasileiros, que tem “apostado” em atletas que possam ter um futuro mais prolongado dentro do Clube, ou mesmo se valorizar e servir ao mercado num futuro próximo. Este clube teve lucros milionários ao revelar o zagueiro Pablo Marí, e outros nomes como Gabigol, Arrascaeta, Bruno Henrique etc, tiveram uma enorme valorização no mercado, e podem reforçar o caixa do “Rubro-negro” no momento que seja realmente necessário.
CARIOCA
Mais uma vez o Campeonato Estadual está servindo de laboratório para os grandes clubes observarem seus atletas. Importante não “se empolgar” com esses momentâneos sucessos. Uma coisa é jogar com Resende, Boa Vista e até o time alternativo de algum “rival”, outra coisa é “encarar” competições nacionais e até internacionais. Esse tem sido o grave erro de alguns nos últimos anos. Vamos com calma.
FUTEBOL FEMININO
Muito feliz com a conquista da Ferroviária de Araraquara SP na COPA LIBERTADORES DA AMÉRICA de FUTEBOL FEMININO. Mais um passo importante no crescimento dessa categoria no nosso país. Mais uma vez eu demonstro minha impressão de que “agora vai”.
SÉRIE C ESTADUAL
A movimentação dos Clubes da nossa região para a disputa da Série C do Estadual de Futebol Profissional está sendo marcada por notícias que “vem e vão”. O Atlético Carioca (São Gonçalo) anunciou o acerto com o polêmico goleiro Bruno, aquele mesmo que era do Flamengo. Notícia não confirmada depois através de sua assessoria. O Canto do Rio(Niterói) divulgou o acerto de uma parceria com um Banco Internacional, nos moldes do sucesso da atual parceria do Red Bull Bragantino, mas parece que o acordo “bateu na trave”. Continuamos na torcida.
PROF. EVERARDO LINDENMAYER é Profissional de Educação Física, Presidente da Liga Desportiva de Itaboraí e Coordenador Regional da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Reg. Metropolitana: Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Maricá, Magé, Tanguá, Rio Bonito e Silva Jardim)