Dr. Luana Alves esclarece dúvidas bastante comum entre os pais, o tratamento de canal em dente de leite é um recurso necessário para assegurar a saúde bucal das crianças. A seguir, veja quando é recomendado e como é feito.
Quando o canal em dente de leite é necessário?
O canal em dente de leite pode ser recomendado para crianças que apresentam cáries profundas (quando a doença atinge a polpa do dente) ou cuja estrutura dos dentes esteja comprometida devido a impactos ou queda. Dor, escurecimento do dente e sensibilidade são alguns indícios de que é necessária a visita ao odontopediatra, dentista especializado no atendimento infanto-juvenil.
Não é melhor extrair o dente?
Muitos pais acreditam que, por ser dente de leite, o canal não é necessário. Entretanto, a extração do dente deve ser última opção e só é recomendada quando o dente permanente já estiver para se posicionar, caso contrário, pode prejudicar o desenvolvimento da fala e a mastigação, levando à necessidade de tratamentos mais longos e invasivos.
Como é realizado o tratamento?
O tratamento do canal em dente de leite é realizado de forma muito similar ao dos permanentes. Consiste na abertura da coroa do dente para o acesso à região inflamada, assim, é retirada a polpa e feita a limpeza do canal com o propósito de remover resíduos e bactérias. Em seguida, é aplicada uma pasta cremosa para vedar o canal e impedir infiltrações e, por fim, restaurada a coroa.
Não há uma duração exata para realização do tratamento, já que ele é realizado em uma única sessão. Para cada caso, são usados materiais diferentes, de modo que o procedimento não interfira no processo natural da troca de dentes.
Dente de leite precisa ser cuidado!
Ainda que acompanhe uma pessoa somente nos primeiros anos de vida, cuidar dos dentes de leite é muito importante para garantir a saúde bucal por toda a vida. Ao criar uma rotina de cuidado e higienização na infância, as crianças manterão esse hábito durante a fase adulta, o que diminuirá os riscos de desenvolver problemas como cáries e gengivite.
A ida ao odontologista também é importante nesse período para que a criança já estabeleça uma boa relação com o profissional e para evitar que ela precise passar por procedimentos mais invasivos, como a extração dental.
O dente de leite cumpre um papel muito importante no desenvolvimento da criança, uma vez que possibilita a introdução de alimentos sólidos na dieta, auxilia na formação de sons, na respiração, no fortalecimento dos músculos faciais, na mastigação e deglutição. Por fim, ele também reserva o espaço para o dente permanente, por isso é tão importante evitar ao máximo a sua extração.
Caso seja necessário a extração do dente de leite antes do momento da troca dentária é necessário usar o mantenedor de espaço p manter o espaço para o dente permanente.