A Prefeitura de Maricá inaugurou nesta quarta-feira (07/12) um espaço de acolhimento para a população em situação de rua no bairro da Amizade, que poderá ser utilizado para refeições, higiene pessoal e convívio social, não sendo permitido o pernoite. A iniciativa da Secretaria de Assistência Social em parceria com a Saúde tem a expectativa de atender 40 pessoas por mês.
O espaço localizado na Rua Davi Ferreira dos Santos, 95 (casa verde ao lado da Creche Recanto da Amizade) já está funcionando e fica aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Nos feriados e pontos facultativos, haverá uma equipe de plantão para fazer o atendimento. A equipe especializada é formada por assistentes sociais, psicólogos e agentes sociais.
O secretário de Assistência Social, Jorge Castor, destaca que a nova unidade será referência para o convívio social e o desenvolvimento de relações de afetividade e respeito. “Esse espaço foi criado a partir das conversas com as pessoas que estão nas ruas. Por isso, a ideia de ter o local adequado para atender esse público”, afirma Castor.
O Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS) auxilia na proteção social especial de média complexidade ofertado de forma continuada a pessoas em situação de rua ou que utilizam os espaços públicos como forma de sobrevivência. Já o Centro Pop é a unidade de referência especializada para pessoas em situação de rua.