O Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), retomou a realização de cirurgias ortopédicas de baixa e média complexidades após 10 anos. Anteriormente, os pacientes que precisavam dos procedimentos eram atendidos no hospital, estabilizados e, em seguida, transferidos para unidades de Saúde referências em trauma.
A retomada das cirurgias ortopédicas foi feita, na última sexta-feira (26/01), com a realização de uma osteossíntese de calcâneo em uma paciente com fratura de calcâneo oriunda de queda de altura. Com a volta, o usuário terá acesso ao atendimento emergencial na própria unidade, fazendo o procedimento complementar no HMDLJ, agilizando assim a recuperação. Em seguida, o paciente será encaminhado para reabilitação e atendimento ambulatorial.
De acordo com a unidade, o fluxo estabelecido é o seguinte: o usuário é atendido no setor de Emergência, onde é realizado o atendimento inicial do paciente, definindo assim as necessidades assistenciais do usuário. Caso o médico defina a necessidade de cirurgia, o procedimento é feito imediatamente dentro do centro cirúrgico.
Fonte/Foto Prefeitura de Itaboraí