O Ministério da Gestão e Inovação divulgou as relações de candidato por vaga no Concurso Público Nacional Unificado ( CPNU), realizado no último domingo (18/8), em 228 cidades dos 26 estados da federação e do Distrito Federal, com 6.640 vagas de 21 órgãos federais. Ao todo, mais de dois milhões se inscreveram para realizar a prova. O cargo mais concorrido foi o de Engenheiro Civil para Analista do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) com 28.534 inscritos para uma vaga.
Para o presidente do IBGE, Marcio Pochmann, este fato demonstra “o quanto o IBGE tem credibilidade junto a população brasileira, representado pelo interesse de muitos poderem participar do contínuo trabalho de melhor retratar a realidade do país e colaborar com a governança dos dados da nação”.
Por meio do CPNU, o IBGE realizou o maior processo seletivo de sua história, com 895 novas vagas distribuídas em sete dos oito blocos temáticos.
Para o nível superior, os cargos e especialidades relacionados ao IBGE ficaram divididos da seguinte forma: 133 vagas no Bloco 1 (Infraestrutura, Exatas e Engenharias); 122 vagas no Bloco 2 (Tecnologia, Dados e Informação); 29 vagas no Bloco 3 (Ambiental, Agrário e Biológicas); 4 vagas no Bloco 5 (Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos); 32 vagas no Bloco 6 (Setores Econômicos e Regulação); e 275 vagas no Bloco 7 (Gestão Governamental e Administração Pública).
No Bloco 8 foram alocadas 300 vagas direcionadas aos candidatos com nível médio de escolaridade, reunidas separadamente em cada uma das cinco regiões do Brasil: 47 vagas no Norte; 86 no Nordeste; 40 no Centro-Oeste; 91 no Sudeste; e 36 no Sul.
Cronograma
Após a realização da prova, os candidatos podem acompanhar o cronograma até o resultado
final do Concurso Público Nacional Unificado. O gabarito preliminar já pode ser visualizado no site da Cesgranrio;
● Divulgação preliminar dos gabaritos das provas objetivas: 20 de agosto de 2024;
● Disponibilização da imagem do cartão-resposta: 10 de setembro de 2024;
● Divulgação das notas finais das provas objetivas e da nota preliminar da discursiva: 8
de outubro de 2024;
● Previsão de divulgação dos resultados finais: 21
Fonte: Gov,Br