A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Cidade Sustentável, desenvolveu uma plataforma online que vai facilitar o agendamento de visitas nas unidades de conservação municipais. Agora, os interessados em participar das propostas de educação ambiental devem programar o agendamento no link: https://storymaps.arcgis.com/stories/5b5f63ccbc8640f7a434a44a204abb17
Dentro do site, o participante deve navegar até a aba agendamentos de visitas e acessar o ícone Clique Aqui, que vai direcioná-lo para outra página. Lá, é necessário selecionar o objetivo da visitação e escolher uma das duas opções: visitação interna nas sedes das Unidades de Conservação Apasemar e Revis ou visitação externa.
Outra maneira de agendamento é acessar o mesmo link disponível, apontar a câmera para o QR Code, que direcionará para a mesma página citada anteriormente.
Educação Ambiental
A Educação Ambiental tem como prioridade realizar atividades que proporcionem uma imersão no ambiente natural para uma melhor compreensão da preservação, conservação e sustentabilidade do meio ambiente natural, incentivar as práticas sustentáveis do cotidiano e repensar os hábitos que são extremamente prejudiciais ao meio ambiente.
As atividades ambientais ocorrem no Refúgio de Vida Silvestre de Maricá (Revis), localizado na Rua Thomaz, antiga estrada do Espraiado, s/n, Espraiado e também na Área de Proteção Ambiental Municipal das Serras de Maricá (Apasemar), situada na Estrada do Silvado, 4.900, Silvado.
Visitas às sedes
As Unidades de Conservação ficam abertas à visitação de terça a domingo e conta com funcionários que explicam sobre o acervo. Outro serviço oferecido são as visitas mediadas que acontecem com agendamento prévio, com a equipe da educação apresentando o espaço, além de acompanhar na mini trilha até a cachoeira.
As visitas mediadas com a equipe da Educação Ambiental acontecem às terças e quartas-feiras, mediante disponibilidade. Já as visitas com os funcionários das sedes acontecem de terça a domingo, também mediante disponibilidade.