A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Proteção Animal, promoveu no sábado (26/10) uma edição especial da campanha de adoção de cães e gatos em frente ao Centro de Comércio Popular (Cecop), no Centro. Durante a ação, 10 animais resgatados das ruas ou disponibilizados por cidadãos receberam um novo lar, sendo sete cachorros e três gatos. A iniciativa é realizada com protetores do município, voluntários que resgatam e abrigam os animais até o momento da adoção.
Secretário de Proteção Animal, Otávio Duarte disse que a ação contribui para a retirada de animais abandonados nas ruas.
“Todos os animais foram resgatados, alguns por protetores. Com a feira de adoção, a gente também trabalha com a conscientização para ajudar a não ter mais esse abandono de animais”, pontuou.
Antes de serem doados, os animais passam por processo de aplicação de vermífugo e os adultos são castrados. A secretaria ainda oferece a castração de filhotes adotados a partir dos seis meses de idade.
O morador de Araçatiba, Frederico Pacini, de 36 anos, estava acompanhando seu filho, que adotou um novo amiguinho.
“Amamos os animais. Este já é o nosso quinto gatinho. Essa é uma iniciativa maravilhosa para conseguir um lar para os bichinhos”, disse.
Campanha também acontece online
A campanha de doação também é disponibilizada online pelas redes sociais da secretaria. Interessados em adotar um amigo podem entrar em contato pelo Facebook: Proteção Animal Maricá; Instagram: @secpa.marica ou pelo WhatsApp (21) 97556-7695, das 8h às 17h.
Além das feiras de adoção, a secretaria, em parceria com a ONG Rio Ecopet, desenvolve campanha de sustentabilidade para recolher tampinhas plásticas e lacres de alumínio e trocá-las por ração para cães e gatos de protetores cadastrados no município e animais de rua.
A iniciativa foi criada também com foco na preservação do meio ambiente e tem apoio das secretarias de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento e de Cidade Sustentável, além da autarquia de Serviços e Obras de Maricá (Somar).